O grupo de 4.º ano irá beneficiar, ao longo do ano letivo, de assessoria. Irá ser realizado um trabalho de cooperação e articulação entre a professora Elisabete Gomes e a professora Patrícia Branco de forma a colmatar ou atenuar as dificuldades destes alunos.
Algumas estratégias adotadas e aplicadas na sala de aula serão partilhadas neste blog.
Algumas estratégias adotadas e aplicadas na sala de aula serão partilhadas neste blog.
Expressão Escrita
TEIA DE IDEIAS/ PLANO DE ORGANIZAÇÃO TEXTUAL/ MELHORAMENTO COLETIVO DE TEXTOS
TEIA DE IDEIAS/ PLANO DE ORGANIZAÇÃO TEXTUAL/ MELHORAMENTO COLETIVO DE TEXTOS
TEIA DE IDEIAS
(Os alunos vão dando ideias sobre o tema pedido e colocam-nas na "teia", uma vez que essas ideias além de estarem relacionadas com um determinado tema têm de estar ligadas entre si para que o texto produzido posteriormente possa fazer sentido.)
(Os alunos vão dando ideias sobre o tema pedido e colocam-nas na "teia", uma vez que essas ideias além de estarem relacionadas com um determinado tema têm de estar ligadas entre si para que o texto produzido posteriormente possa fazer sentido.)
PLANO DE ORGANIZAÇÃO TEXTUAL
(Depois de fazerem a teia organizam as suas ideias através do plano de organização textual.)
(Depois de fazerem a teia organizam as suas ideias através do plano de organização textual.)
(As palavras mágicas são as palavras ou expressões que os próprios alunos empregam nos seus textos e que eles consideram pertinentes para partilhar com os colegas da turma, para que estes também as possam utilizar.)
MELHORAMENTO COLETIVO DE TEXTOS
(Os alunos constroem o seu texto. Na aula seguinte, é escolhido um para fazer o melhoramento coletivo. O texto é fotocopiado e colado no caderno de cada aluno e é reproduzido no quadro (com os erros, parágrafos ...). De seguida, o texto vai sendo melhorado frase a frase. Os alunos terão de analisar os erros, se é paragrafo ou não, se haveria uma expressão ou palavra mais adequada, se as regras da pontuação foram bem aplicadas... São usados códigos no quadro para cada situação, "negociados" com os alunos e que estes reproduzem no texto, no caderno.
Sem comentários:
Enviar um comentário