segunda-feira, 31 de outubro de 2011

"CONSTRUÇÃO DE UM CASTELO"

Os alunos da turma do 3.º e 4.º ano com a colaboração dos pais construíram um castelo com os materiais mais variados. Vejam como ficaram bonitos.




sábado, 22 de outubro de 2011

Assessoria

O grupo de 4.º ano irá beneficiar, ao longo do ano letivo, de assessoria. Irá ser realizado um trabalho de cooperação e articulação entre a professora Elisabete Gomes e a professora Patrícia Branco de forma a colmatar ou atenuar as dificuldades destes alunos.
Algumas estratégias adotadas e aplicadas na sala de aula serão partilhadas neste blog.

Expressão Escrita

TEIA DE IDEIAS/ PLANO DE ORGANIZAÇÃO TEXTUAL/ MELHORAMENTO COLETIVO DE TEXTOS


TEIA DE IDEIAS

(Os alunos vão dando ideias sobre o tema pedido e colocam-nas na "teia", uma vez que essas ideias além de estarem relacionadas com um determinado tema têm de estar ligadas entre si para que o texto produzido posteriormente possa fazer sentido.)






PLANO DE ORGANIZAÇÃO TEXTUAL


(Depois de fazerem a teia organizam as suas ideias através do plano de organização textual.)


AS NOSSA PALAVRAS MÁGICAS...


(As palavras mágicas são as palavras ou expressões que os próprios alunos empregam nos seus textos e que eles consideram pertinentes para partilhar com os colegas da turma, para que estes também as possam utilizar.)




MELHORAMENTO COLETIVO DE TEXTOS


(Os alunos constroem o seu texto. Na aula seguinte, é escolhido um para fazer o melhoramento coletivo. O texto é fotocopiado e colado no caderno de cada aluno e é reproduzido no quadro (com os erros, parágrafos ...). De seguida, o texto vai sendo melhorado frase a frase. Os alunos terão de analisar os erros, se é paragrafo ou não, se haveria uma expressão ou palavra mais adequada, se as regras da pontuação foram bem aplicadas... São usados códigos no quadro para cada situação, "negociados" com os alunos e que estes reproduzem no texto, no caderno.








Finalmente, os alunos copiam o texto melhorado. Eis a diferença!


Os alunos adoram este trabalho. Sentem que fazem parte do processo e estão muito entusiasmados.

Feirinha de outono

No dia 28 de outubro
Uma feirinha vamos fazer
Para celebrar o outono
E o que nesta estação se pode comer.

Contamos com a vossa presença
Neste dia especial
Porque cheira a outono
Na escola do Passal.

DIA DA ALIMENTAÇÃO

Comemorámos o Dia da Alimentação com diferentes atividades.
Os alunos realizaram várias tarefas nas suas salas de aula relacionadas com o tema. No fim comeram uma gelatina. Que boas que estavam!



OUTONO

O outono chegou e é chegada a altura de enfeitar as nossas salas de aula.

Os alunos da turma da professora Patrícia utilizaram uma técnica original. Em folhas de cartolina carimbaram com a mão uma cor diferente para dar as tonalidades do outono.


Os alunos da professora Aurora fizeram bolinhas com as cores do outono e colaram nas folhas que deram um toque especial à sua árvore.



Os alunos da professora Elisabete levaram uma folha para casa. Com a ajuda dos encarregados de educação completaram a folha com os materiais que consideraram mais originais. Ficaram lindas!